Vice-presidente do Tribunal do Trabalho alemão da Saxônia fala sobre Justiça na pandemia

Vice-presidente do Tribunal do Trabalho alemão da Saxônia fala sobre Justiça na pandemia

Nesta segunda (14), às 17h30, a e-ABMT receberá, com o apoio da UNINOVE e transmissão pelo Youtube, o magistrado alemão Andreas Spilger, vice-presidente do Tribunal do Trabalho alemão na Saxônia. O encontro terá a mediação da desembargadora paulista Sônia Mascaro Nascimento e do juiz aposentado do TRT-12 Sebastião Tavares Pereira. Os promotores convidam magistrados, advogados e acadêmicos a participarem da live - o expositor fala português. 

"Claro que sabemos como foram as reações brasileiras à pandemia em relação à preservação do emprego e empresas, e à manutenção dos serviços judiciários. Mas parece que uma comparação concreta com a atuação de um outro país é muito importante", afirma a desembargadora Sônia. A Alemanha é uma das mais sólidas e organizadas economias do mundo e foi na União Europeia que a pandemia se manifestou inicialmente. Agora, está passando por uma segunda onda.  

S. Tavares-Pereira destaca outro ponto que torna muito interessante o encontro. "A Alemanha tem uma Justiça do Trabalho sólida e que atua na promoção da segurança jurídica dentro de um mundo do trabalho exemplar." 

A live, portanto, é vista pelos organizadores como uma oportunidade única para obter informações acerca do papel que a Justiça pode e deve desempenhar para a estabilização da atuação dos agentes econômicos numa economia sólida e próspera. "Crises são desafios. O modo de enfrentá-las mostra o papel e o valor dos vários atores do mundo do trabalho", diz Pereira.

Há uma questão recorrente, no Brasil, sobre a necessidade de uma Justiça do Trabalho. "Esta conversa com o desembargador alemão encaixa-se nessa discussão: a pujança da economia alemã é evidente e, a toda prova, isso ocorre na presença de uma Justiça do Trabalho. E talvez, penso eu, devido à operosidade dessa Justiça na pacificação", completa Mascaro. 

A participação da live será livre. 

Anote: 14/12, 17h30 (hora de Brasília), acesso pelo link UNINOVE.BR

Publicado em: 11/12/2020 12:51:00

Faça parte da ABMT

Fortalecer e aplicar na prática o valor da pluralidade a qualquer regime aberto e democrático.

 

Associe-se

Eventos

Contato

Escreva aqui sua mensagem